Dar o passo da conquista


(4º. Passo) DAR O PASSO DA CONQUISTA
TEXTO :Js 4:5 e 9.
4 - 5   um de cada tribo, e disse-lhes: Passai adiante da arca do SENHOR, vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel,
4 - 9   Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.

Js 5:8 e 9.
5 - 8   Tendo sido circuncidada toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.
5 - 9   Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal até o dia de hoje.

Js 6:8 e 16.
6 - 8   Assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, com as sete trombetas de chifre de carneiro diante do SENHOR, passaram e tocaram as trombetas; e a arca da Aliança do SENHOR os seguia.
6 - 16   E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!

2Sm 5:7 a 10
5 - 7   Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.
5 - 8   Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.)
5 - 9   Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro.
5 - 10   Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.

  INTRODUÇÃO
1    Davi tinha conquistado Jerusalém e sabia que tinha que conquistar a paz ao seu redor para poder desfrutar da sua cidade. Para isso ele trouxe a Arca para Jerusalém. Tinha que dar esse passo profético de conquista e assim o fez.
2    A conseqüência disso nós vemos em 2Sm 8: 1-3, 6 e 14:
8 - 1   Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole.
8 - 2   Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo.
8 - 3   Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.
8 - 6   Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.
8 - 14   Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.

3    Davi precisava valer-se da Arca para conquistar e assim se habilitou ao maior tempo de conquistas de sua vida.
4    Da mesma maneira vemos Josué, também se valeu da Arca da Aliança para iniciar e concluir sua conquista de Canaã. Josué deu passos corretos e assim se valeu da Arca e conquistou toda Canaã vencendo 33 reis.
Repita comigo: entendo que preciso dar o passo da conquista para viver  o reconhecimento pessoal e espiritual neste novo tempo que nos da o Senhor.

2 – PARA EU DAR O PASSO DA CONQUISTA:


EM 1º LUGAR: O MEU CHAMADO NÃO PODE SER UM PESO
I Co 9:16 e 17
9 - 16   Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
9 - 17   Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.

5    Os sacerdotes não se preocupavam em levar sobre seus ombros o peso da Arca – eles o faziam com disposição, orgulho e alegria. Quando tocaram as águas do Jordão o rio se abriu e eles pararam no meio do Jordão.
6    Josué escalou 12 homens para carregar as pedras do Jordão para fazer um memorial  na terra da conquista.
7    Quando não sentimos como peso levar a Arca, isto é, a Obra do Senhor, Ele envia aqueles que irão carregar o que seria pesado para nossa vida. A Obra do Senhor não deve ser um peso de obrigação.  

EM 2º LUGAR: TENHO DE ME CURAR DAS FRAGILIDADES. (PASSAR PELA DOR DA CIRCUNCISÃO)
8    A dor que vem de Deus traz habilitação para entrar na terra da conquista, nos faz esquecer a dor do Egito e do deserto.

EM 3º LUGAR: NÃO POSSO VIVER SÓ DAS LEMBRANÇAS DA GLÓRIA DO PASSADO.
9    O mesmo que abriu o Mar Vermelho é o que abre o Jordão, e é o que te habilita às novas conquistas.

EM 4º LUGAR: TENHO QUE ME ENVOLVER COM O QUE VOU CONQUISTAR. (DESCALÇAR AS SANDÁLIAS)
A pedido do Príncipe dos Exércitos que lhe daria as grandes conquistas, Josué tirou suas sandálias e se envolveu com o que era a vontade de Deus, e que Deus já separava para ele conquistar. 
Essa atitude dele foi um ato profético.

EM 5º LUGAR: FAZER COM QUE A ARCA, JESUS, SEMPRE ME ACOMPANHE. (A ARCA OS SEGUIA COM PODER)
Ap. 11:19
11 - 19   Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada

3– QUANDO DOU O PASSO DA CONQUISTA:

1    Deus nos entrega os inimigos e seus bens.
Js 6:1 e 2
6 - 1   Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.
6 - 2   Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.

2-Todas as resistências do inimigo caem.
Js. 6:20
6 - 20   Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.

3    Eu me torno temido e reconhecido como conquistador.
Js. 6:27
6 - 27   Assim, era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.

Conclusão:Para viver o sucesso em cima da palavra recebida,cada um de nos precisamos nos envolver com todo nosso esforço na aplicação deste passo de conquista pois só assim,seremos reconhecidos pessoal e espiritualmente como Josue o foi.O convite desta noite é para que você que deseja reconhecimento na sua vida como frutos do seu trabalho ou do seu envolvimento, é que você tome o comando de seus pensamentos ,e anule o comformismo de viver mais um ano igual aos que ja viveu ,e se alto desafie ao passo proposto.

Você Pode Gostar

0 comentários

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram