Dar o passo da perseverança


3° DAR O PASSO DA PERSEVERANÇA
TEXTO :
 1º Cr.15:1-3,13,14 e 26.
1 ¶ Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda.
2  Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre.
3  Davi reuniu a todo o Israel em Jerusalém, para fazerem subir a arca do SENHOR ao seu lugar, que lhe tinha preparado.
13  Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado.
14  Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel.
26  Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros.
Rm.4:17 a 21.
17 ¶ como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
18  Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19  E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
20  não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
21  estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

  INTRODUÇÃO -  DAVI, FILHO DE ABRAÃO E JESUS, FILHO DE DAVI
 Davi e os sacerdotes não perseveraram em levar a Arca da Aliança por causa do que ocorrera com Uzá, e assim além de não receberem a benção de Obede-Edom, ainda colheram do desagrado do Senhor que rompeu contra eles, pois, como Davi, naquele momento se conformaram e se resignaram a perder a Benção de Deus ao invés de perseverar para alcançá-la.
 Já Abraão, ancestral de Davi, quando foi chamado para receber o seu Isaque, esperou contra a esperança e alcançou a promessa, após perseverar.
Depois de ser liberto e se santificado Davi retomou seu projeto dando seis passos e sacrificou 7 novilhos e 7 carneiros. A quantidade de Sacrifícios e a distância da casa de Obede-Edom a Jerusalém poderia fazer com que fosse difícil realizar esse percurso, e o tempo talvez parecesse longo, pois dar os 6 passos era até fácil, mas parar para sacrificar 14 animais não o era. Davi assim o fez, a despeito das dificuldades que havia da casa de Obede-Edom até Jerusalém. Perseverando desta forma, Davi, como Obede-Edom, se valeu da arca e iniciou um novo tempo para sua vida e sua família.

DAR O PASSO DA PERSEVERANÇA É VIVER Hb.10:32-39.
32  Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;
33  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados.
34  Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
 1 - DAR O PASSO DA PERSEVERANÇA:

1-É SER FIEL NO DIA MAU E PROSSEGUIR SEMPRE.Mc 13:13.

13  Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

2-É NÃO TER MEDO, NUNCA RETROCEDER Ap 3:10
Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
3-É "SER DA FÉ" AVANÇAR SEMPRE .Rm.5:3 e 4.
3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;4  e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
4-É NÃO TEMER O PERDAS  TEMPORÁRIA DE SEUS BENS .
     Mc.10:29 e 30.

29  Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
30  que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.

 2- QUEM DÁ O PASSO DA PERSEVERANÇA:

1    ALCANÇA A ESTATURA DE VARÃO PERFEITO.

Tg.1:4 e 12.
4  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
12  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

2    É GUARDADO DA PROVAÇÃO.
Ap.3:10.
10  Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.

3    REINA COM O FILHO DE DAVI.
2ª Tm. 2:8 e 12.
8 ¶ Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
12  se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;

4    SE VALE DA ARCA E FESTEJA EM JERUSALÉM.
1º Cr 15:27 e 28.
27  Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também uma estola sacerdotal de linho.
28  Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.

   Conclusão:At.13:32-38.
32  Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais,
33  como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
34  E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse: E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi.
35  Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.
36  Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.
37  Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção.
38  Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste;

Você Pode Gostar

0 comentários

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram