Boas maneiras importantes para o dia a dia.


Boas maneiras em encontros a dois.
O convívio social pede hábitos à primeira vista insignificantes, mas que ajudam a manter uma relação harmoniosa com as pessoas a nossa volta e evitam alguns constrangimentos.
Ao sair, o casal deve seguir regras de boas maneiras para manter o romantismo e a postura em lugares públicos. Se a mulher subir uma escada, o homem subirá logo atrás. Para descer acontece o contrário, o homem vai logo à frente da mulher, protegendo-a de uma eventual queda.
O homem é quem entra primeiro no restaurante ou no teatro, pois é o responsável por falar com o maître ou por localizar a poltrona. No restaurante, o homem deve dirigir a palavra ao garçom. A mulher diz a ele o que quer e este transmite o pedido. Quando a nota chegar, é elegante conferir o valor com discrição.
Se casal encontrar algum conhecido, comentários sobre a intimidade dos dois devem ser evitados. É de mau gosto contar as divergências do casal e, pior ainda, pedir a opinião de outra pessoa. Na frente dos outros, marido e mulher não devem esquecer o respeito e a consideração.
Na hora da saída, a mulher vai à frente. Ao chegar ao carro ou táxi, o homem abre a porta para a acompanhante e entra depois.
Boas maneiras em eventos.
Falar alto, gesticular com exagero, apontar, assobiar, falar palavrões e gírias na frente de pessoas com as quais não tenha intimidade são atitudes que devem ser evitadas.
Se você estiver com muito sono, peça licença e vá ao banheiro passar água fria no rosto. Não é de bom tom bocejar na frente dos outros, pois dá a entender que você não está apreciando o encontro.
Caso o evento seja na casa de alguém, deixe tudo na mais perfeita ordem: tampa do vaso fechada, papel no lixo, pia limpa, sabonete no local apropriado e toalha de mão bem dobrada e no lugar.
Em rodas de conversa todo tipo de assunto é falado, mas em determinadas situações é melhor ouvir do que falar. Quando alguém passa por uma tragédia e decide abordar o assunto, é de péssimo gosto fazer perguntas a respeito do ocorrido. Você escuta com pesar, mas não pergunta nada.
Em algumas situações, chamar a atenção soa mal. Se você for a um enterro, visita de pêsames ou missa use sempre roupa e maquiagem discretas e de cores neutras.
Boas maneiras no dia a dia.
A preocupação com o outro é um dos princípios da etiqueta provada com pequenos gestos que, no dia a dia, demonstram seu nível de educação.
Embora óculos escuros sejam charmosos, quando se aproximar de pessoas tire-os para que vejam o seu olhar.
Se receber dinheiro, não se acanhe de contar na frente da pessoa que o deu ou de conferir o cheque, mas faça isso com discrição.
Ao receber um livro emprestado, não se esqueça de devolvê-lo no mesmo estado em que o pegou. Assim que terminar de ler um jornal, dobre e deixe-o pronto para outras pessoas lerem.
Quando alguém viaja para longe ou mesmo se muda para outra cidade, faça uma visita de despedida. No dia do embarque, se você for muito íntimo, vá ao aeroporto, mas não monopolize o tempo do viajante, pois provavelmente ele precisa despedir-se de muitas pessoas.
Boas maneiras e o bom senso.
O bom senso também é necessário ao visitar um amigo ou parente no hospital. Se o paciente não for muito próximo, ligue para a família ou para o hospital para saber a que horas pode visitá-lo.
Não faça uma visita demorada e seja positiva tocando somente em assuntos leves e descontraídos. Se for feito algum tratamento durante a visita, saia do quarto e volte depois.
Todos nós estamos sujeitos a cometer gafes. Caso ela aconteça, aja como se nada tivesse acontecido. É o melhor jeito de disfarçar, e menos pessoas perceberão o ocorrido.

Você Pode Gostar

1 comentários

  1. Cara Pastora Regina, bom dia!
    Procurando dicas de organização, visitei seu blog. Quero parabenizá-la, pois é uma excelente página! Pretendo escrever um livreto sobre situações cotidianas, e citarei seu blog na parte de etiqueta, ética e educação. Muito bom mesmo, o seu trabalho. Parabéns, que Deus a abençoe para que a senhora possa sempre nos auxiliar com suas postagens. Um abraço, Paz e Luz!

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram