- Alinhamento na fidelidade -


Rute 1: 14-17 14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.


Creio que todos já conheçamos a historia de Rute, nora de uma mulher israelita chamada Noemi, vive junto com ela uma fatalidademorrem em pouco tempo seu marido, seu cunhado e seu sogro permanecendo vivas ela, sua sogra (Noemi) e sua cunhada (Orfa). Rute então manifesta o que estava em seu interior apegando-se a Noemi e permanecendo ao seu lado;

>Orfa também tinha fidelidade, mas era fidelidade humana, que diante da situação que viviam e que parecia que ainda viveriam, fez com que ela fosse infiel espiritualmente abandonando a sua sogra e voltando para seu lugar de conforto.
A expressão de Rute no vs 16 não é apenas uma expressão bonita ou poética, nem tampouco querer ser contraria à Orfa, era sim a expressão exata daquilo que havia em seu interior como convicção. Normalmente dizemos que Rute foi fiel a Noemi, que foi fiel a Deus... Antes de qualquer coisa Rute foi fiel ao que ela era – não era e nem poderia ser apenas uma atitude exterior ou uma boa intenção, Rute estava expressando apenas o que era.

>Rute é uma expressão da graça de Deus no Antigo Testamento. O nome Rute significa “amiga”, assim como é Jesus para conosco – João 15: 15 .
Um amigo naturalmente não nos abandona, tem prazer em estar. Um amigo não faz isso pra ser fiel, faz porque é amigo e, porque faz é fiel.  

A FIDELIDADE ESPIRITUAL:

 É UMA MARCA DE DEUS EM NÓS; Jesus foi até o fim por nós que não tínhamos nada a acrescentar a Ele.
Podemos aprender através de referenciais – em casa, na igreja.... – características e comportamentos de uma pessoa fiel e reproduzir isso. Mas a fidelidade como essência é fruto de uma transformação interior, isso por que ela não é natural no homem, só pode vir como fruto do novo nascimento e do trabalhar do Espírito Santo em nosso caráter
Gl 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

 INDEPENDE DO CONTEXTO HUMANO; Jesus diante de toda opressão e até traição do povo foi fiel até o fim.
Existem mentiras ideológicas como, por exemplo, “a ocasião faz o ladrão”.... Vamos pensar em Rute: O vs 1 a Palavra nos diz que tudo isso aconteceu na época dos juízes.  A frase que define esse período é “cada um fazia o que bem lhe parecia”, ou seja, era a babel do caráter, mas aí é que está a diferença: preciso deixar o Espírito Santo trabalhar o nosso interior – vem de Deus!

 É UM MODO DE VIVER DE QUEM TEM FÉ; Jesus foi fiel bebendo o cálice que estava reservado para nós.
O significado exato da palavra fidelidade não está ligado a nenhum valor moral, apenas significa que não muda. Fiel é o que não muda! Mas como é possível?
Voltando a Gl 5: 22, o fruto do Espírito fidelidade, também se traduz por , ou seja, fidelidade é fé. Fé não no sentido pra salvação, de crer em Cristo, mas a fé como modo de viver: O justo viverá pela fé (Rm 1: 17). Não é ter fé, é viver através da fé que eu tenho. Viver pela fé muda tudo! Significa que em tudo eu me pauto por valores eternos e não mais transitórios. Isso muda tudo: meus valores, meus pensamentos, minhas atitudes e meus resultados.

DIZ PARA O SENHOR QUE VOCÊ DESEJA VIVER ESSA FIDELIDADE, NÃO POR TROCA DE ALGO,INTERESSE, PERMITA ESSE TRABALHAR DO ESPIRITO SANTO NA SUA VIDA.DIZ QUE VOCÊ QUER ESSA  ESSENCIA VINDA DO ESPIRITO SANTO  FIDELIDADE COMO RUTE ,COLOCA A MÃO NO SEU CORAÇÃO E ORA AO SENHOR IGREJA.

Você Pode Gostar

2 comentários

  1. Querida regina, que belo e importante post. Uma publicação que merece aplausos. Quem tem fé amiga e acredita no Deus único, vence todas as batalhas da vida sem se curvar. És uma pessoa iluminada. Abraços, seja muito feliz.

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram