Podemos fazer a diferença.

Lembro-me com carinho de uma reunião para realização de conselho de classes em uma escola que trabalhava.Nela tivemos a oportunidade de receber"o recado "deste texto e pude ouvir relatos valiosos e emocionantes dos educadores presentes.
Podemos fazer a diferença...
relata a srª teresa que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª serie primaria e ,como os demais professores,lhes disse que gostava de todos por igual.
No entanto,ela sabia que isto era quase impossível,já que  na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Ricardo.a professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.houve ate momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo,era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos,para tomar conhecimento das anotações.
ela deixou a ficha de Ricardo por ultimo.
Mas quando leu foi grande sua surpresa:
Ficha do 1º ano: " ricardo é um menino brilhante.Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. tem bens modos e é muito agradável estar com ele."

ficha do 2º ano:" Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas,mas tem estado preocupado com sua mãe que esta com uma doença grave e desenganada pelos médicos.
A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil."

Ficha do 3º ano: A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo.Ele procura fazer o melhor,mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida sera prejudicada se ninguém tomar providencias para ajuda-lo."

Ficha do 4º ano: ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos .
tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula."

Deu-se conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada.
Piorou quando lembrou dos lindos presentes  de natal que os alunos lhe haviam dado,com papeis coloridos,exceto o de Ricardo,que estava enrolado num papel de supermercado.
Lembrou que abriu o pacote com tristeza enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso,pos a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião Ricardo ficou um pouco mais tempo na escola do que de costume.Relembra,ainda,que ele lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.
Naquele dia,depois que todos se foram,a professora chorou por longo tempo...Em seguida decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos,especialmente o Ricardo.
Com o passar do tempo,ela notou que o garoto só melhorava.
E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção,mais ele se animava .
Ao finalizar o ano letivo,  Ricardo saiu como o melhor da classe.
Seis anos depois,recebeu uma carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As noticias se repetiam  ate que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo dr.ricardo  Staddsrd,seu antigo aluno,mais mais conhecido como Ricardo.
Mas a historia não terminou aqui.
tempos depois recebeu o convite de casamento e a notificação do falecimento do pai de Ricardo.
ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes e também o perfume.
Quando os dois se encontraram,abraçaram-se por logo tempo e Ricardo lhe disse no ouvido:
" Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante,demostrando para mim que posso fazer a diferença".
E com os olhos banhados em lagrimas sussurrou: " engano seu ! depois que o conheci aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando. mais do que avaliar as provas  e dar notas,o importante é ensinar com amor mostrando sempre que é possível fazer a diferença..."

Quando Jesus ensinava,também se importava com aqueles que aprendiam de si.Ele mostrou seu amor e seu cuidado por seus discípulos,seus amigos,por aqueles que o seguiam,e quando se emocionou a Bíblia diz que jesus chorou.
O amor é vital,é ele que nos impulsona e nos mostra o quanto é importante demostra-lo,ainda que em pequenos gestos.Vivemos um momento no mundo onde muitas pessoas valorizamo TER,esquecendo-se do SER.
Possuir coisas materiais valiosas tornou-se mais importante que ser honesto,zeloso,responsável...
Os verdadeiros valores parecem esquecidos.Este é nosso momento de pausa e reflexão.
Precisamos  SER  de jesus para fazermos a diferença onde quer que estejamos.

"O sábio de coração é chamado de prudente,e a doçura no falar aumenta o saber"(Prov 16:21).

Você Pode Gostar

10 comentários


  1. Linda e emocionante reflexão.
    O amor é a chave que abre portas para o entendimento, a compreensão e a felicidade. Somente o amor tem poder transformador e é luz no caminhos de todos.

    Ótimo dia e feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá olá isto é uma grande reflexão para a vida de uma pessoa!! Muito bonita a tua postagem,super me encantou tudo o que foi escrito. Beijinhos,espero que tenhas uma excelente semana!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada com o problema do Ricardo,na verdade ele era um ótimo aluno foi regredindo com os problemas da mãe.
    Lindo texto amiga,parabéns.
    Obrigada pela visita,e seu comentário.
    Te desejo um linda noite,beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. buenas noches..felicitaciones por su blog
    fantastico..
    saludos desde españa

    ResponderExcluir
  5. Linda história, não podemos julgar os atos antes de aprofundar né, as pessoas também tem problemas e cada uma tem sua realidade, boa reflexão.
    Bjos Meu Mundo Em Transição

    ResponderExcluir
  6. Uma historia incrivel
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que linda postagem!
    Sempre podemos fazer a diferença, o amor pode tudo!
    Tenha uma noite abençoada!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Layd
    Que texto emocionante.
    Uma grande lição.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram