Mantenha suas resoluções de ano novo




Mudança de hábitos
Quase tão difícil quanto ser premiado na loteria federal é manter no novo ano as resoluções tomadas no ano que se passou. Emagrecer, parar de fumar e poupar dinheiro são os itens mais lembrados quando o assunto é mudança de hábitos de vida. Mas se a pessoa realmente deseja essa mudança, o que a impede de concretizá-la?
Ivani Manzzo, doutora em ciências e especialista em qualidade de vida, comenta sobre os motivos que levam as pessoas a não cumprir suas promessas feitas no ano que passou."Um dos principais motivos que leva as pessoas a não cumprirem suas promessas de ano novo é que nem sempre esse desejo de mudança é algo almejado. Geralmente é algo exigido pela sociedade, como a busca por um corpo magro e perfeito. A pessoa coloca um objetivo de vida sem saber porque quer e se realmente quer aquilo".
Ivani esclarece que quando o desejo não é interiorizado a busca pelo padrão de qualidade pessoal passa a ser a busca pelo padrão de qualidade imposto pela sociedade. "O indivíduo não procura pelo seu padrão de qualidade e acredita que satisfazendo a vontade da sociedade será feliz", explica a especialista.
Segundo a doutora, quando a pessoa realmente sabe o que quer e tem esse desejo interiorizado não é preciso prometer e estipular uma data para essa mudança ocorrer. Funciona como um processo natural onde a inspiração renova a esperança. "O que não é interiorizado, deixamos para começar lá na frente, depois do ano novo. Antes de começar a pensar nas nossas promessas de mudança é preciso nos entendermos e nos conhecermos, independente da sociedade", comenta Ivani.
Veja na próxima página como evitar as frustrações e começar a mudança de hábitos.
Evitando as frustrações

A frustração começa a afetar negativamente quando se percebe que o objetivo tornou-se impossível. Lidar com esse problema acaba se tornando mais uma barreira para a concretização do sonho, mas todas podem ser superadas com algumas atitudes. Ivani aponta a informação como caminho para evitar as frustrações.
A doutora enfatiza que planejar contribui para alcançar o objetivo. "Conhecimento e instrução sobre o desejo evita percalços", afirma. Ivani usa o exemplo da compra da casa própria. Alcançar esse objetivo não é complicado, mas é preciso se atentar aos valores agregados à conquista desse sonho. "Informar-se sobre os impostos e taxas evita surpresas desagradáveis. Mais informação, menos percalços", comenta a especialista.
A pergunta fundamental que se deve fazer, segundo Ivani Manzzo, é quem deseja a mudança.  Eu ou a sociedade? Outro fator a analisar é se o indivíduo se enquadra no desejo, evitando frustração e desmotivação para alcançar outros objetivos. "Não adianta mudar a alimentação para emagrecer se a dieta implicar em consumir apenas alimentos que a pessoa não gosta. Essa é a principal razão que desmotiva as pessoas a persistir na dieta em busca do peso que ela julga ideal. É preciso buscar alternativas saudáveis que substituem os alimentos que não agradam", aponta a doutora Ivani.
Concretizando os objetivos
Christian Barbosa, escritor e especialista em administração de tempo e produtividade, aponta o esquecimento das promessas e o desejo por algo que não se pode cumprir como os grandes problemas para a concretização dos objetivos traçados no ano anterior. "Todos ficam bem empolgados com o novo ano que está por vir e prometem mil e uma coisas. Mas são poucos os que colocam os desejos em um papel e traçam um planejamento para que, de fato, consigam cumprir suas metas", explica Christian.
O autor complementa dizendo não ser impossível concretizar esses sonhos, basta se organizar e encontrar um tempo para cada tarefa. Confira algumas dicas de Christian para colocar os objetivos em prática:
Anote tudo
Christian sugere colocar metas, ainda que as julgue impossíveis, em um papel. Só assim será possível analisar com seriedade e traçar os passos que devem ser tomados para alcançá-las.
Prazo
Outra sugestão do especialista em organização do tempo é determinar um prazo para concretizar suas realizações. Assim fica mais fácil se organizar para atingir cada expectativa da lista de metas. 365 dias parece muito tempo, mas é preciso ter em mente que ficar parado não trará a realização dos sonhos.
Foco e determinação
Christian comenta que no início pode ser fácil, mas, durante o ano, podem aparecer empecilhos que desanimam a continuar com as promessas. Nesses momentos é preciso manter o foco! As atividades circunstanciais, que não trazem resultados, devem ser deixadas de lado para que não se percam as atividades importantes, ou seja, as suas promessas de ano novo!

Extraido

Você Pode Gostar

1 comentários

  1. Regine!
    Muito boa as colocações, gostei, importante as orientações.

    Muita saúde, paz e amor em seu coração!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram