Como organizar seus livros.


Olá Lady  encontrei essa dica de organização de livros gostei muito, e resolvi postar pra vocês.. Se você gostou gostaria que comentasse... bjss..
Cada qual no seu lugar...
Para quem é apaixonado por leitura é difícil resistir à tentação de comprar todos os lançamentos de revistas e livros de seus autores ou assuntos prediletos. Porém, livros e mais livros empilhados sem nenhuma ordem ou espalhados por toda a casa podem resultar em bagunça. 
Existe sensação melhor que entrar em uma biblioteca e encontrar facilmente qualquer livro que precisar?
Com as dicas que daremos a seguir, organizar sua estante de livros pode se tornar uma tarefa agradável, além de deixar sua casa mais bonita, organizada e seus livros mais conservados. Com essas pequenas mudanças será possível até mesmo aperfeiçoar seu tempo de leitura, ou seja, ler mais e melhor. Então, mãos à obra!
Passo 1 - Definindo objetivos na organização dos livros
O primeiro passo é definir o objetivo da organização dos seus livros. Como deseja organizar as estantes de livros em sua casa?
-Ter seus livros prediletos mais perto de você? 
- Encontrá-los facilmente quando os quiser emprestar aos amigos? 
- Deixar sua biblioteca mais pessoal? 
- Usar alguns livros como decoração? 
  Com o objetivo em mente, vamos ao segundo passo.
Passo 2 - Limpeza das estantes, prateleiras e livros                    
Antes de tudo, retire todos os livros e objetos da estante! Limpe as prateleiras e assim que esvaziá-las passe um pano umedecido com querosene. 
Essa é  uma boa dica de limpeza de livros para espantar traças e cupins.  Isso aumenta o tempo de vida dos seus livros. O importante é não guardá-los sem antes realizar uma boa limpeza.
Passo 3 - Livrando-se do excesso de livros
Tome nota de quantos livros você tem e verifique se o espaço e o número de estantes que você possui em casa são suficientes. Você tem duas opções: livrar-se do excesso de livros ou adquirir novas estantes.
Desfazer-se de alguns livros torna-se mais fácil quando você sabe que eles poderão ser bem aproveitados por outras pessoas.  Você pode doá-los para escolas, livrarias, prisões, asilos, hospitais ou sebos. Assim estará contribuindo para divulgar o prazer da leitura.
Passo 4 - Planejando a disposição dos seus livros
Se a quantidade de estantes que você possui não for suficiente para armazenar todos os seus livros, existem soluções criativas que ajudam a aproveitar melhor o espaço da sua casa.
Usar o parapeito de alguma janela ou criar estantes que vão do chão até o teto, são algumas delas. Há no mercado também, sistemas modulares pré-fabricados que permitem criar áreas interessantes para guardar seus livros, como por exemplo, sob as escadas ou em cantoneiras; sem o alto custo dos móveis planejados embutidos.
Você também pode criar pequenos nichos de organização de seus livros nos diferentes cômodos da casa. Os livros de receita podem ser empilhados em um pequeno espaço do armário da cozinha e os livros que estiver lendo podem ser deixados próximos a sua cama.
Passo 5 - Agrupando os livros em categorias
Agora que já sabe onde irá armazená-los, é hora de decidir como categorizá-los.  O mais comum é que os livros sejam organizados de acordo com autor, título e assunto. Mas você também pode organizá-los por altura e cor, se assim preferir. Outra forma interessante de organização é dividí-los em grupos, tais como ficção e não-ficção, lidos e não lidos.
Se possuir estantes espalhadas em todos os cômodos da sua casa, decida quais categorias vão ficar em quais cômodos. Leve em consideração o espaço disponível e os lugares nos quais você gosta de ler. Por exemplo: biografias podem ficar na sala de estar enquanto seus livros de estudos ficam no escritório. Se as prateleiras possuírem limitação de altura, agrupe seus livros por tamanho.
Passo 6 - Cada livro em seu lugar
Comece a criar as pilhas de acordo com as categorias definidas.
Espalhá-los no chão lhe proporcionará visibilidade de tudo que possui e isso tornará seu trabalho de organização muito mais simples e eficiente.
Chegou o momento de transferir cada categoria para a estante. O melhor é organizar por ordem alfabética e levar em conta o tamanho dos livros. 
Se tiver criança em casa, coloque os livros infantis em prateleiras mais baixas para que elas possam ter livre acesso aos livros sempre quiserem.
Você pode também criar pequenas etiquetas para identificar a categoria dos livros Imprima-as em papel cartão e dobre-as de maneira que a parte que escrita possa ser vista na estante. 
Outra opção é comprar aparadores de livros. Imprima  termos descritivos para as categorias nas quais você irá separar seus livros, fixando-os em seguida nos aparadores.
Outras dicas rápidas para organização de livros.
1) Sempre retire todos os livros da estante antes de começar a organizá-los. Os que já estiverem na categoria correta, não precisam ser retirados. Entretanto, somar livros que encontrar perdidos aos já alocados pode tornar a tarefa confusa e o trabalho será dobrado.
2) Existem lindos aparadores ou porta livros no mercado. Decore sua estante com eles.
3) Livros mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas das estantes de sua casa.
4) Use um aspirador de pó com bicos menores para alcançar os cantos das estantes.
5) Tente manter as estantes sempre limpas. Limpar uma vez ao mês para manutenção é o bastante.
6) Seja criativo e personalize sua estante com objetos como porta retratos, imãs legais, plantas.
Agora é hora de ler! Agora que você já sabe como encontrar facilmente seus livros prediletos, ficou fácil!!
Organização é o grande facilitador de uma vida cheia de compromissos.

Extraido

Você Pode Gostar

1 comentários

  1. Olá Minha Amiga....
    Estive esta noite aqui no seu cantinho lhe visitando... e
    adorei a postagem de "Como Organizar seus Livros"..
    Caiu como uma luva pra mim, estou vivendo este problema, tenho muitos livros e não tenho mais onde colocá-los... Amei amiga... Obrigada...

    E gostaria que Você me permitisse postar no meu Blog...
    Estarei aguardando sua resposta...

    Obrigada amiga.... Deus te abençõe!

    Tenha uma Boa Noite!

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram