Higiene Pessoal


Maneiras de combater cheiros do corpo.

Uma grande indústria tem crescido em torno de nos tornar cheirosos e perfumados. Tudo faz parte do gigantesco mundo que gira em torno da beleza, das boas maneiras e da auto-estima.
Os cuidados consigo mesmo incluem a higiene pessoal e a higiene do ambiente no qual a pessoa viver.
A higiene do corpo é importante para a saúde. Inúmeras doenças, principalmente de pele, decorrem de falta de higiene. Manter o corpo perfumado e as roupas limpas é o primeiro preceito a ser ensinado às crianças no lar e na escola, e um imperativo para os adultos.
É importante saber que é absolutamente normal ter cheiro no corpo. Mas determinados cheiros, como o de suor e o mau hálito, podem afetar o relacionamento entre duas pessoas, seja em casa ou no trabalho.
A origem do odor, do mau cheiro, é causada principalmente pelo nosso suor, que em contato com bactérias presentes na epiderme, adquire um odor desagradável.
Se o suor e a transpiração não podem evaporar livremente, é provável que as bactérias cresçam na umidade gerada por eles, produzindo um cheiro desagradável. Esse acúmulo de suor e bactérias em áreas como nas axilas, na cabeça, virilha e pés podem causar um odor particular.
Se sofrer desse mal e se sentir incomodado com seu cheiro, tome banho 2 vezes ao dia, use sempre roupas limpas e não saia de casa sem desodorante.  Você não vai parar de suar, mas o uso de desodorante,  perfume ou colônia contribuem para um cheiro agradável.
Caso você sue muito, excessivamente, use um antiperspirante (ou antitranspirantes), que efetivamente bloqueia a produção de suor.  Eles atuam secando as glândulas sudoríparas, reduzindo a quantidade de suor que produzem.  
Desodorante íntimo - Não há necessidade das mulheres utilizarem! Ao contrário do que pensam, o desodorante íntimo, na verdade, pode causar irritações e danos à saúde.  Diariamente lavar com sabão e água deve ser o suficiente.  No entanto, se você achar o cheiro desagradável ou se houver algum outro problema, consulte o seu médico que poderá determinar se existe alguma infecção e que medidas tomar.

 Chulé - Se o cheiro dos seus pés é muito forte, provavelmente, o calçado que você está usando com freqüência é muito fechado, não permitindo que o suor se evapore e seu pé respire.  Para melhorar isso e prevenir o chulé: evite sapatos feitos de materiais sintéticos e com forros, use meias de algodão puro, crie o hábito de utilizar talco antes de colocar as meias e os sapatos, evite o uso diário do mesmo sapato ou tênis.
Caso nada disso melhorar, a causa do mau cheiro nos pés, pode estar sendo provocada por fungos, que provocam fissuras entre os dedos. Nestes casos é inútil tentar resolver o problema com talco; será necessário utilizar um bom fungicida!
Os homens devem procurar camisas que permitam que a sua pele "respire" e que o ar circule corretamente.  As roupas retêm o calor do corpo e por isso favorecem o suor e a conseqüente produção dos resíduos bacteriológicos que provocam mau cheiro. É muito desagradável quando a marca do suor aparece.
Mau hálito - Pode ser causado por refluxo de estômago, inflamação de gengiva, cáries e presença de alimentos retidos entre os dentes por falta ou má escovação. Sempre que comer algum alimento escove os dentes logo após!
No geral, o banho diário, onde os cabelos e o corpo são lavados, o uso de desodorantes e um perfume, a escovação dos dentes (ao se levantar e após cada refeição) juntamente com roupas limpas são o suficiente para que o nosso cheiro seja agradável durante todo o dia.
Quando mesmo com esses cuidados básicos, alguma parte ainda insiste em apresentar algum odor mais forte, o melhor é procurar seu médico. Os cheiros também são uma forma inteligente que nosso corpo possui para nos mostrar que alguma coisa pode estar errada com nossa saúde. Procure orientação do seu médico.

Você Pode Gostar

1 comentários

  1. Oi Maria, gostei demais dessa postagem. Minha sugestão é que a próxima postagem seja sobre os aromas prediletos de nós mulheres. Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram