Bate-Seba-Obediente ou adúltera?

O rei Davi resolveu não ir para a batalha e ficou em casa. Em uma tarde, ao passear no terraço, avistou uma mulher muito bonita se banhando. Ele manda investigar quem era aquela e descobre Bate-Seba (2 Samuel 11:1-3).

Neste momento, o lado carnal de Davi se aflora e ele manda trazê-la, mesmo sabendo que era uma mulher casada, e tem relações com Bate-Seba, que engravida (2 Samuel 11:4-5).

Davi, sabendo deste filho, determina que Urias, marido de Bate-Seba, volte da guerra, para que se deitasse com a esposa e, assim, se livraria da culpa. Mas não foi o que aconteceu. Urias achou injusto com os outros soldados que estavam em guerra e não fez o que Davi ordenara (2 Samuel 11: 6-12).

Percebendo Davi que Urias não se deitaria com sua esposa, comandou que na próxima guerra ele ficasse à frente de todo o exército e que ninguém lutasse para defendê-lo, assim, morreria. E foi o que aconteceu.
Consequências de um caminho tortuoso

Será que Bate-Seba fez tudo de forma pensada? Se banhar ali, em um lugar com possibilidade de ser vista, depois se deitar com o rei, ter um filho dele.

Será que ela foi obediente a um chamado do rei ou desejou estar ali? Ela sabia que Davi não tinha ido guerrear? A Bíblia não traz as respostas a estas perguntas, não mostra as intenções do coração de Bate-Seba, mas conta a conseqüência do pecado.

Adultério, gravidez indesejada, morte de inocentes (Urias e o bebê). Há milhares de mulheres que vivem ou já viveram algo semelhante ao escolher, assim como Bate-Seba, ir adiante com o pecado e, por consequência disso, andar em caminhos tortuosos.

O perdão e a restauração de Deus

Mais adiante, depois da morte de Urias, Bate-Seba se torna oficialmente mulher de Davi (2 Samuel 11:26). Porém, essa história, que começou no pecado, não termina assim.

Deus envia um profeta chamado Natã para falar com Davi, que se arrepende do que fez (2 Samuel 12:1-14). Mesmo assim, ele e Bate-Seba não deixaram de viver a morte do filho (2 Samuel 12:15-19).

Mas, ao passar por tudo o que Deus falara através de Natã, Davi consolou Bate-Seba, se deitando com ela, concebendo assim a outro filho, amado do Senhor, chamado Salomão.

Essa história de escolhas, adultério, consequências e arrependimento é um exemplo do grande amor de Deus. Mesmo com tantas atitudes que entristecem o coração Dele, o perdão e a restauração sempre estarão disponíveis àquele que se abre para ouvir a voz do Senhor.
Não se disponha para ser um canal de pecado para alguém. Fique atento a suas atitudes, para que não viva no futuro a consequência de cada uma delas.

Extraido

Você Pode Gostar

6 comentários

  1. Shalon,
    uma coisa é certa, ela escolheu o pecado. a todo momento nós temos controle sobre nossas decisões mesmo não tendo total controle sobre os sentimentos. sentimentos podem surgir,mas nós devemos fltra-los antes que façam morada em nosso coração porque isso nos leva direto ao pecado.quando desejos nos controlam estamos a um passo do pecado porque enganoso é o coração.
    bete-seba teve escolha, o certo ou errado, Deus ou o rei.

    Parabén pelo post e pelo blog...
    seguindo

    www.queissoirmao.com

    ResponderExcluir
  2. "Fique atento a suas atitudes, para que não viva no futuro a consequência de cada uma delas." esse deve ser nosso desafio ficar atento para não cair em tentação. Muito boa esta reflexão. bjsss

    ResponderExcluir
  3. Interessante ponto de vista, geralmente se aponta Davi como o grande culpado, mas es ai num blog feminino apontando uma culpa no jogo do amor e sexo, bem pensado. Mas ela não fez uma escolha debaixo de uma grande pressão, o que sempre acontece nesses casos, e geralmente a mulher é a culpa e ela era sempre aquele que seria apedrejada.

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração. Suas mensagens são edificantes para o Corpo de Cristo, e um bálsamo para todos que acessam esse espaço abençoado.
    Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Convido a visitar o blog do irmão J.C. repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.

    Acesse:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Excelente post. Uma visão feminina de um ato bíblico geralmente associado ao homem Davi.
    Escolhas mudam nossa vida. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Cada dia temos que busca o Espirito Santo de Deus, para que possamos vencer as tentações. meu blog e www.wilderlansousa.com

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram