Como guardar as roupas de inverno

Conheça regras básicas para guardá-las e mantê-las bonitas.
As roupas de frio são mais pesadas e volumosas e como no Brasil o clima predominante é quente, as roupas de inverno costumam ficar guardadas no armário durante a maior parte do ano. Existem regras básicas para guardá-las e mantê-las bonitas e bem cuidadas por mais tempo.
Roupas de algodão e flanelas
Devem ser guardadas bem secas e em lugar arejado, pois no caso de calor e umidade suas fibras naturais constituirão um ambiente favorável ao desenvolvimento de micro-organismos. Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias utilize amaciantes bactericidas
Roupas de couro e camurça
O couro é bastante sensível à luz e à umidade, portanto deve ser guardado limpo, seco, em local escuro e ventilado para evitar o aparecimento de mofo. É indicado a cada seis meses higienizar as peças em uma lavanderia especializada.
Para pendurar os casacos em cabides, as capas pretas de TNT são excelentes opções para adequar os ombros da peça e protegê-los da umidade. Se quiserdeixar o casaco de couro perfumado antes de usá-lo, coloque pedaços de algodão embebidos em seu perfume favorito dentro dos bolsos e deixe por um dia. Ao usar cabides prefira de madeira ou de plástico.
Roupas de couro sintético
Ao contrário do couro natural, as peças confeccionadas com couro sintético são mais resistentes à ação de micro-organismos, à luz e à umidade, portanto não necessitam da proteção de capas de TNT.
As peças podem ser lavadas em água e detergente neutro, mas não devem ser expostas ao sol para não ressecar e quebrar.
Roupas de lã e cashmeres
A lã, por ser fibra natural, requer cuidados para que micro-organismos não se desenvolvam no tecido. É recomendado colocar uma peça de algodão por baixo, quando usar uma roupa de lã, para evitar que a lã entre diretamente em contato com a pele deixando resíduos dos quais ácaros e bactérias poderiam se alimentar.
Não lave peças de lã em água quente,  pois isso fará com que encolham. Já os cashmeres estão sujeitos a encolher com o uso de sabão em pó, por isso lave a seco.
Antes de guardar, as peças devem ser lavadas com detergente neutro ou sabão de coco líquido e secas na horizontal ou então sobre uma toalha para que não se deformem. Estando limpas e secas, coloque-as dobradas em sacos de TNT.
Roupas de lã acrílica
Esta versão sintética da lã animal se deforma com mais facilidade e pode ficar assimétrica caso seja esticada demais. Portanto, deve ser guardada assim como as peças de lã natural: dobradas em sacos de TNT.
Roupas de Náilon
A Fibra sintética é resistente à ação dos micro-organismos e impermeáveis. Para guardar suas peças de náilon, lave-as à mão ou em uma lavanderia especializada, e deixe secar à sombra, pois a exposição excessiva ao sol pode amarelar essas roupas.
Roupas de Veludo
O veludo deve ser lavado com sabão neutro e secar à sombra. A peça também deve ser pendurada em cabide apropriado e protegida com uma capa de TNT escura.
Cobertores e edredons
Os mais grossos ultrapassam o peso máximo suportado pelas máquinas de lavar, por isso precisam ser lavados em lavanderias especializadas antes de serem guardados. Existem sacos à vácuo para armazenar edredons e cobertores. Além de protegê-los de ácaros, bactérias e sujeiras, você ganha mais espaço já que o tamanho é reduzido em 75%.
Deixe as portas dos armários abertas durante algumas horas uma vez ao mês, em dias secos para arejar as peças. Para tirar o cheiro de roupa guardada, acrescente uma colher de bicarbonato antes do último enxágue da peça.

Você Pode Gostar

0 comentários

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram