Unhas encravadas


O que pode ocasionar? Alguns cuidados para prevenção.

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas penetra na pele, causando dor e inflamação. A dor pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa).
Isto acontece geralmente pelo hábito errado de se cortar os cantos das unhas, que causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local. O uso de sapato de ponta fina ou apertados também facilitam o encravamento das unhas.
Para evitar passar por este desconforto, corte a unha reta e nunca corte os cantos. Além disso, evite cortá-las curtas demais, deixando sempre aquela parte branca; e evite usar calçados apertados.
Em recém-nascidos, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se forem muito apertados (o ideal é utilizar os mais folgados) e em crianças devido traumatismos ou pressão.
- Traumatismo: Tropeções, quedas de objetos sobre a unha, corte incorreto causado por tesoura ou alicates, causando lesões.
- Pressão: Também ocasiona alguns problemas podendo ser por meias pequenas  ou muito grossas que friccionam a pele (bordas ungueais). Também podem ser por calçados apertados, justos e estreitos.
Uma dica aos pais: Na hora de escolher e comprar um calçado, escolha sempre um tamanho que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos, haja pelo menos de 1 a 1,5 centímetro, para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar.
O tratamento varia e deve ser indicado por um dermatologista. Pode ser necessário o uso de antibióticos (local ou oral) até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava.

Procure sempre um podólogo

Você Pode Gostar

0 comentários

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram